IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA (BLENDED LEARNING) NA DISCIPLINA DE DOR OROFACIAL PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: ESTUDO PROSPECTIVO OBSERVACIONAL A CURTO PRAZO

Juliana Stuginski-Barbosa, André Luis Porporatti, Yuri Martins Costa, Paulo César Rodrigues Conti

Resumo


O uso da informática no ambiente de ensino traz uma visão da realidade que possibilita o aluno, e também ao docente/tutor, interagir com situações e técnicas que muitas vezes são difíceis de entender ou visualizar através dos métodos de ensino e aprendizagem tradicionais. A educação híbrida (termo em inglês: blended learning), que é definida como a combinação do ensino presencial com o ensino virtual ou à distância, proporciona a possibilidade de exploração dos recursos e benefícios  do uso da tecnologia digital. O objetivo deste estudo foi avaliar as atitudes de alunos de Odontologia frente à educação híbrida. A amostra foi composta de alunos do quarto ano de graduação do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (n=38). Durante todas as semanas referentes à disciplina de Disfunção Temporomandibular, o conteúdo para estudo esteve disponível “online”  por meio do sistema Moodle. Para cada aula uma atividade foi proposta aos alunos e a frequência também era avaliada. Foram utilizados questionários iniciais e finais  para avaliação qualitativa. Um total de dez atividades foram disponibilizadas no sistema.  Os resultados mostraram que 74% dos alunos responderam ao questionário inicial e 77% dos alunos apresentaram expectativas positivas com a integração dos módulos “online”. A frequência média de acesso foi 74%, enquanto que 79% dos estudantes relataram que as atividades ajudaram na prova escrita, e 50% preferiram o ensino híbrido ao presencial. A educação híbrida foi aceita positivamente de modo geral pelos estudantes. Dessa maneira, o uso dessa ferramenta deve ser estimulado bem como reforçado para atender as expectativas dos alunos no futuro.

 


Texto completo: PDF