A PARTICIPAÇÃO DOS(AS) LICENCIANDOS(AS) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA EAD UFSCAR NO PIBID E OS REFLEXOS DESSE PROCESSO NA FORMAÇÃO INICIAL

Márcia Regina Onofre, Fabiana Marini Braga, Mariana Cristina Pedrino, Maria Iolanda Monteiro

Resumo


Resumo: Este trabalho é proveniente de discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre processos formativos e saberes da docência da UFSCar, que vem estudando as políticas e programas de formação inicial e continuada de professores(as) da educação básica, para analisar o impacto dessas ações na identidade profissional dos agentes envolvidos. Entre os anos de 2011-2012 foi realizado um estudo exploratório-descritivo com um grupo de participantes do PIBID Pedagogia EaD, por meio da análise de portfólios e relatórios partindo de três eixos: parceria universidade-rede; processos formativos; PIBID-Pedagogia EaD. Os resultados remetem para a relevância do PIBID na formação inicial dos(as) licenciandos(as) no que tange a construção da docência de maneira compartilhada e reflexiva gerando saberes fundamentais para o entendimento do curso de Pedagogia.

Palavras-chave: Pedagogia EaD; PIBID; parceria universidade-rede; processos formativos; início da docência


Texto completo: PDF