A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Eliamar Godoi, Marisa Pinheiro Mourão

Resumo


Mesmo com a crescente democratização do processo de inclusão, a maioria dos professores da rede pública ainda possui tímida formação pedagógica para receberem alunos surdos na sala regular de ensino. Para esse estudo, objetivamos descrever os processos de criação e a implantação de um curso de aperfeiçoamento em Libras oferecido a distância pela Universidade pública local e ainda apresentar o seu histórico de criação, relacionando-o à articulação entre MEC e IFES para atender a rede de formação de professores do país. Nesse contexto, a Educação Online surge como opção essencial para se redimensionar praticas de ensino e formas de aprendizagem na busca por atender à demanda por formação desses profissionais. O procedimento metodológico escolhido para a coleta de dados foi a análise do projeto do curso e de alguns documentos oficiais que conduziram a sua implementação. O resultado mostra que a Educação Online se configurou como principal condição para que o processo de formação/capacitação de professores da rede pública fosse viabilizado pela IFES.

Palavras-chave: Formação de Professores, Língua de Sinais Brasileira, Educação Online.


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