DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E IMPLICAÇÕES DOS MODELOS PEDAGÓGICOS

Ana Carolina Mascarenhas-Oliveira, Beatriz Zuin, Ester Mascarenhas Oliveira

Resumo


Desde que a educação à distância (EAD) foi concebida, o papel dos diferentes atores envolvidos neste processo tem sido alvo de reflexões. Este trabalho busca discutir os diferentes papéis e formas de atuação do professor na educação à distância, além dos modelos pedagógicos utilizados. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter bibliográfico, a partir da leitura de artigos e livros acerca das temáticas “Educação à distância”, “Docentes”, “Prática pedagógica” e “Ensino”. Além do professor, alunos e gestores contribuem de maneira essencial para criação e implementação dos processos educativos em ambientes virtuais de aprendizagem, influenciando em sua qualidade e credibilidade. Os modelos interativo e colaborativo atendem às perspectivas e necessidades da educação à distância, visto que fortalecem a autonomia, o protagonismo, o senso de coletividade e a aprendizagem significativa.


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