TUTOR DA MODALIDADE À DISTÂNCIA DO CURSO DE LIBRAS: IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO

Márcia Dias Lima, Marisa Dias Lima, Letícia de Sousa Leite

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as percepções dos tutores em relação ao curso de formação específica, oferecido como forma de capacitação para um grupo de tutores e professores formadores de um curso de Aperfeiçoamento em Libras oferecido a distância. A abordagem dos contéudos específicosdeste curso serviu de base de coleta de dados para essa pesquisa. O procedimento metodológico se constituiu na análise da participação desses tutores no curso de formação, considerando os aspectos teórico-práticos da tutoria, o conteúdo do curso de Libras em consonância com a prática da Língua de Sinais, bem como a influência do conhecimento adquirido pela capacitação no desenvolvimento da prática pedagógica dos tutores no Curso de Aperfeiçoamento em Libras. O resultado da investigação evidenciou a importância em capacitar o grupo de tutores para garantir a permanência e aprovação dos alunos, amenizar a evasão e potencializar a melhoria da qualidade dos cursos à distância.


Texto completo: PDF