O IMPACTO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL NOS ANOS 2000

CARLA BUSATO ZANDAVALLI MALUF DE ARAUJO

Resumo


Neste estudo buscou-se analisar em que medida a modalidade a distância impactou para a democratização do ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul (MS), no âmbito dos cursos de graduação. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico no banco de teses e dissertações da Capes e nos trabalhos apresentados no GT de políticas de educação superior na Anped, bem como tratamento de dados agregados do Censo da Educação Superior. Os resultados apontam para uma ampliação da quantidade de municípios do interior do estado de MS, que por meio dos polos de apoio ao ensino, ofertam cursos de graduação, mas com centralização nas áreas das ciências humanas e sociais aplicadas, algo incompatível com as principais áreas de atividade econômica do estado. A privativação foi acentuada, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância. Observa-se, portanto, que a EaD permitiu a interiorização, mas não contribuiu significativamente para a democratização da educação superior.

 

Palavras-chave: Democratização. Ensino Superior. Mato Grosso do Sul. Educação a Distância.


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