UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM BOTUCATU-SP

Giuliano César da Cruz, Adriane Belluci Belório de Castro

Resumo


Nas últimas três décadas, acontecimentos históricos de repercussão mundial foram gradativamente entrelaçados aos enredos dos jogos digitais na criação de diversos títulos de grande sucesso na área de educação. O desenvolvimento desses jogos atrai, cada vez mais, pesquisadores para a área, assim como pedagogos que buscam alternativas para a aprendizagem em diversas disciplinas. Desse modo, com o intuito de promover uma discussão dessa atividade lúdica no contexto educacional de instituições públicas estaduais, o presente trabalho irá tecer algumas reflexões acerca dos jogos digitais como ferramenta de ensino, aliando conceitos clássicos às atuais pesquisas sobre jogos, no formato digital, voltados ao ensino-aprendizagem. Além disso, será realizada pesquisa em uma escola pública estadual do Ensino Médio na cidade de Botucatu-SP para verificar se os jogos digitais educativos são utilizados e quais os resultados percebidos pelos educadores.


Texto completo: PDF