A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA - CONCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA HÍBRIDO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Luciana Cristina Cardoso, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali

Resumo


O artigo trata da concepção de aprendizagem da docência de dez licenciandas de um curso de pedagogia na modalidade a distância quando participantes de um espaço híbrido de formação (ZEICHNER, 2010). Parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, as análises referem-se às atividades propostas na fase1 da intervenção da pesquisa. Numa perspectiva construtivo-colaborativa(COLE e KNOWLES, 2003), os atores dialogaram sobre suas concepções de aprendizagem da docência. As análises sugerem que a concepção da docência como uma profissão, aprendida ao longo da vida (MIZUKAMI et. al., 2002; LIMA e REALI, 2002; SHULMAN, 1986, 1987) não se mostra evidente nas narrativas escritas (VAZ, MENDES e MAUÉS, 2001) dessas licenciandas. Prevalecem associações da docência aos aspectos pessoais e à missão ou dom.


Texto completo: PDF