Interação e Aprendizagem de conhecimentos sobre Derivadas em Espaços Virtuais

Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer

Resumo


Neste artigo apresentamos a interação de um aluno com a professora e colegas em espaços virtuais e como essas interações favoreceram a aprendizagem de conhecimentos sobre Derivada. Os dados analisados são oriundos de uma pesquisa de Mestrado, em fase de desenvolvimento. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa, foram planejadas atividades com o uso do software GeoGebra e discutidas em ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O referencial teórico foi o Construcionismo de Seymour Papert, o Estar junto Virtual de José Armando Valente e nas atitudes de Educadores e Educandos em espaços virtuais de Aprendizagem desenvolvidas por Suely Scherer. Com base nos dados discutidos nesse artigo, os diálogos que ocorreram no WhatsApp, articulados pelos habitantes e questões que surgiram no AVA, contribuíram com  a aprendizagem do aluno cujos dados foram analisados, pois evidenciaram momentos de desequilíbrios cognitivos, reflexões, levantamento e análise de conjecturas e proposições.

Texto completo: PDF