DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE ANATOMOFISIOLOGIA DIGESTÓRIA PARA AUXÍLIO A CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
O conhecimento das interações anatomofisiológicas do corpo humano são fundamentais para o exercício da prática profissional em saúde. O surgimento de novas ferramentas e tecnologias educacionais possibilita a inserção de novos instrumentos no contexto educacional, dentre eles os jogos e os Recursos Educacionais Abertos. O objetivo deste estudo é conceber um protótipo de serious game desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, não experimental, aplicada e quantitativa, visando o ensino da anatomia e fisiologia do sistema digestório para estudantes de um curso técnico de enfermagem. O estudo utilizou como principais referências os trabalhos de Schell (2008) e Prensky (2012). Espera-se que os resultados deste estudo forneçam evidências que sustentem a importância de estratégias educacionais inovadoras no processo de formação da enfermagem. Almeja-se que o desenvolvimento destes recursos incentive a criação de outros jogos e apoie a educação em saúde e o ensino de enfermagem.
Palavras-chave: tecnologia educacional; jogos experimentais; anatomia; ensino; enfermagem.