MINECRAFT: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA APRENDER MAIS JOGANDO.

Natália Ferreira Dias, Marilena Rosalen

Resumo


Este trabalho acompanhou e analisou  de forma qualitativa o processo de ensino e aprendizagem de Ciências num ambiente lúdico para os alunos do Ensino Fundamental II, com a utilização do jogo digital Minecraft, liderado por participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (Pibid). Este subprojeto ocorreu durante as aulas vagas de uma escola pública estadual da cidade de Diadema – SP. Os estudantes durante o período de aplicação do MinecraftEdu construíram dentro da plataforma uma célula eucariótica. A proposta da utilização de jogos na escola é dada pela necessidade que a escola tem de acompanhar a evolução da sociedade, modificando suas estratégias, se alfabetizando digitalmente e criando ambientes agradáveis de aprendizagem, com estudantes ativos, conforme Cosenza (2011). A utilização do Minecraft atingiu seu objetivo um maior desenvolvimento social, lógico e criativo dos estudantes, favorecendo a aprendizagem.


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