ENETEC – UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD

Joao Henrique Caminhas Ferreira

Resumo


A presente pesquisa está inserida no campo de investigação da Avaliação, referindo-se às avaliações em larga escala, em particular, à avaliação realizada na educação técnica profissional e ainda mais especificamente na recente modalidade de educação a distância, que tem atraído cada vez mais pessoas em busca de qualificação profissional. Tal temática reveste-se de importância e ineditismo no cenário educacional brasileiro, já que estudos nessa direção têm sido desenvolvidos apenas de forma localizada e limitada a apenas alguns cursos, locais geográficos ou mesmo instituições de ensino. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa o autor empreendeu uma extensa revisão da literatura existente onde foram confrontados os principais elementos que serviram de base para a elaboração do modelo de avaliação aqui proposto, a saber a recente edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT, a também recente construção do Currículo Referência - CRF, e por fim, a teoria das Matrizes de Referência para Avaliação – MRA e suas teorias adjacentes como a Teoria da Resposta ao Item - TRI. Além disso, para se alcançar o objetivo da pesquisa, foram analisados os principais aspectos teóricos e práticos dos sistemas de avaliação existentes, no intuito de se estabelecer o modelo de avaliação que seja mais adequado a este tipo específico de modalidade de ensino. Por fim, as conclusões apontam, como resultado desta pesquisa, para a proposta de um modelo de referência para avaliação em larga escala para a educação técnica profissional na modalidade a distância, modelo este devidamente validado pela análise dos resultados dos testes aplicados.

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