AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A DISTÂNCIA

VERÔNICA ZEGUR MAGUELA, ROSEMERE MUSSEL ANNECCHINI

Resumo


Este trabalho pretende ampliar o debate acerca do papel da avaliação da aprendizagem e da autoavaliação na educação a distância diante do atual cenário social. A fim de discutir sobre as últimas tendências no que se refere à Educação a Distância, o estudo utiliza produções atuais que levantam o debate sobre o assunto, utilizando-se do método de pesquisa bibliográfica. Busca-se compreender a importância que a avaliação da aprendizagem tem enquanto ferramenta de transformação e construção do conhecimento. Discute-se também a importância que a autoavaliação tem no processo de ensino à medida que permite o repensar constante de aluno, tutor e instituição sobre sua prática. Esse olhar crítico permite aos atores do processo uma atitude de mudança diante da avaliação das dificuldades. Por fim, pretende-se debater sobre os métodos de avaliação e autoavaliação, como eles são pensados e qual sua aplicabilidade real nas instituições de ensino.

Texto completo: PDF