AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ÀS PERCEPÇÕES INICIAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de implantação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para os cursos presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e as percepções iniciais de um grupo de professores sobre a utilização dos AVAs em sua prática pedagógica. No entendimento de que esse recurso de Tecnologia da Informação e da Comunicação é adaptável a situações educativas diversas, tem sido utilizado em escala crescente pelo universo educacional, e ainda possibilita o incremento de melhorias e diversificação de ações de ensino para o professor, o que reflete no processo da aprendizagem qualitativa pelos alunos, e essa congruência de fatores podem resultar na melhoria educacional, de maneira mais ampla e generalista, a UFMT, com apoio da Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação, desenvolveu estratégias de disponibilização de AVAs para professores e alunos da modalidade presencial, e neste sentido, passou a se inserir no contexto da Educação mediada por Tecnologias. O artigo apresenta um detalhamento das etapas realizadas para a consecução dos AVAs, que envolveu desde a implantação de infraestrutura, desenvolvimento de sistemas integradores, definição de design e identidade visual do AVA, pormenoriza o processo de capacitação realizado com os professores, em todos os campi da universidade, com demonstração de dados relativos à capacitação, bem como apresenta a visão de um grupo de professores cursistas acerca do uso desses Ambientes na sua prática pedagógica, coletadas a partir de um questionário aberto, sendo que o resultado da coleta, de certa forma, retrata o nível de aceitação ou possível rejeição desse recurso.