OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, Mario Augusto Pazoti, Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira, Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Marcelo Vinícius Creres Rosa, Valdecir Cahoni Rodrigues, Sonia Sanae Sato, Dayene Miralha de Carvalho Sano

Resumo


Este artigo tem como finalidade descrever e analisar os diferentes materiais didáticos adotados nos cursos de pós-graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Para tanto, como procedimentos metodológicos, optou-se por apresentar exemplos dos materiais adotados nesses cursos. A partir disso, caracterizou-se cada um deles, enfatizando suas potencialidades e possíveis articulações com os demais recursos envolvidos nos cursos. Para o desenvolvimento desta análise, tomou-se como referencial teórico os estudos realizados por Neder e Possari (2009), Sartori e Roesler (2005), Moran e Arantes (2011), entre outros. Como principal resultado foi possível identificar o quanto é importante o reconhecimento de um dos materiais como eixo norteador e articulador com os demais materiais didáticos, como por exemplo, a aula web, procedimento este adotado pela instituição em questão. Acredita-se que esta dinâmica facilita o percurso do aluno no curso e pode favorecer a sua aprendizagem de forma mais efetiva.


Texto completo: PDF