EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A TUTORIA A DISTÂNCIA E A PRESENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

ANDERSON ORAMISIO SANTOS, Adriana Mariano Rodrigues Junqueira, Guilherme Saramago de Oliveira, Silvana Malusá, Camila Rezende Oliveira Rezende Oliveira

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a tutoria como forma de apoio aos alunos participantes de cursos virtuais de ensino. O Brasil é um país de dimensões geográficas continentais e a frequência em salas de aulas nem sempre é possível, especialmente aos alunos que têm empregos. O objetivo do estudo é apresentar a modalidade de Educação a Distância que cresce a cada dia, promovendo novas e maiores oportunidades na aquisição de conhecimentos acadêmicos, abordando-se as suas características e possibilidades para a formação de indivíduos que buscam uma educação de qualidade, mas sem possibilidades de assistir às aulas em cursos presenciais. A função dos tutores no processo de ensino e aprendizagem na EaD é mediada por tecnologias, pelas quais os professores e alunos interagem à distância. Apresentam-se as possibilidades de mediação pedagógica realizadas pelo tutor  por meio de diálogos pedagógicos transmitidos digitalmente em ferramentas como o chat ou foro na plataforma modlle. Este estudo é realizado por meio de revisão literária, dialogando-se com autores entre os quais se destacam: LITWIN (2001), MILL (2007), MORAN (2007), ARETIO (2001), dentre outros. Concluímos que os Tutores no contexto da Educação a Distância é muito mais do que um professor envolvido no processo ensino/aprendizagem. Necessita ser um motivador, um incentivador do aluno e seu papel ser divulgado contribuindo para estudos futuros e pesquisas na área da Educação a Distância.


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