PERCEPÇÕES DE TUTORAS VIRTUAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE LUGAR OCUPA O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

Luana Zanotto, Camila Marques dos Santos, Aline Sommerhalder

Resumo


Apresenta uma parte dos resultados de um estudo realizado em um curso de Pedagogia, de educação a distância de uma universidade pública federal, que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Traz considerações sobre percepções de tutoras virtuais em relação ao lugar que o Estágio Curricular de Educação Infantil ocupa na formação inicial de professores. Apresenta as vozes de tutoras virtuais, sobre o Estágio como possibilidade formativa e alguns de seus limites. Colaboraram sete tutoras virtuais, da disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Infantil”. De abordagem qualitativa, fez uso de questionário e a análise de conteúdo. O estágio apresentou-se como momento formativo no processo de reflexão de aprendizagens relativas às especificidades da docência na educação infantil e ocupou um lugar de interlocução teoria e prática. Entre os limites, tem-se o tempo para convivência em campo de estágio e as interações dos estudantes em ferramentas moodle.


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