DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E AUDITIVA: Uso/Produção de Tecnologias Assistivas

Camila Dias de Oliveira, Daniel Mill, Joice Otsuka

Resumo


Atualmente, o conceito de acessibilidade tem estado muito mais presente, visto que normas e leis foram criadas, bem como recursos de acessibilidade (Tecnologias Assistivas), para excluir algumas barreiras encontradas por pessoas com deficiência. No âmbito educacional é possível observar uma maior inclusão em relação a essas pessoas, já que na educação, ela é essencial para o acesso ao conhecimento científico e a informação. Esse estudo tem como foco pessoas com deficiência visual e auditiva e, embora desenvolvimento, objetiva identificar e caracterizar iniciativas de produção e uso de tecnologias assistivas para cegos e surdos, analisando seu potencial para a formação do cidadão com deficiência. Para isso, estão sendo utilizados como métodos de pesquisa: levantamento bibliográfico (em diversas bases de dados e periódicos) e pesquisa de campo (em centros especializados e/ou instituições de ensino selecionadas).

 


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