DISCUTINDO OS MODELOS EDUCACIONAIS EM EAD NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP DE BAURU SP: POSSIBILIDADES PARA REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


Nossa proposta nesse trabalho é apresentar algumas considerações e discussões acerca dos modelos educacionais da EaD presentes na prática cotidiana dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista UNESP de Bauru. A inquietação para realização desse estudo nasceu diante do processo de articulação e reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia realizado a pedido a Pró-Reitoria de Graduação. Com o objetivo de desencadear ações que levassem à constituição de organizações curriculares semelhantes para os cursos de mesma nomenclatura, os documentos apontaram que embora todos os cursos obedeçam mesma legislação, a organização curricular de cada um apresenta singularidades. As discussões iniciadas diante dessa solicitação de ordem superior suscitaram a realização de uma pesquisa que realizou estudo nos documentos oficiais do curso e análise das avaliações das disciplinas realizadas semestralmente pelos alunos (Conselho de Termo), com o objetivo de identificar quais modelos educacionais da EaD são usados pelos docentes. Foram etapas do trabalho: 1) revisão da literatura sobre educação à distância, modelos educacionais e formação de professores; 2) estudo dos documentos oficiais do curso de Pedagogia da UNESP de Bauru; 3) análise das avaliações das disciplinas realizadas semestralmente pelos alunos; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados. Concluímos, que diante dos modelos de EaD existentes, podemos afirmar que os docentes utiliza-se dessa modalidade, mesmo sem ter essa consciência e que a reestruturação do curso diante dessa constatação é necessária e pertinente, pois a EaD na formação de professores proporcionam a exploração de novas possibilidades de articulação teórica e prática.

 


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