A voz do tutor presencial - ecos das relações com os alunos

Maria de Lourdes Nogueira Lopes, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Resumo


Este artigo discute a atuação do tutor presencial no processo de ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia a Distância UAB/UnB, no polo de Carinhanha/BA. A pesquisa foi realizada com três tutores presenciais e doze alunos do curso, utilizando-se de um questionário. Partindo do pressuposto teórico de que o tutor exerce função de mediação, a análise dos dados revelou que tanto tutores presenciais como alunos veem a importância da atuação do tutor presencial no processo de ensino e aprendizagem no referido curso, destacando o papel de motivador, incentivador e facilitador nesse processo. Os tutores e os alunos participantes da pesquisa reconhecem que o tutor presencial exerce um papel diferencial que impacta diretamente na motivação, compromisso e permanência do aluno no curso. Conclui-se que a tutoria presencial precisa avançar, no âmbito da política, para um processo de valorização e reconhecimento profissional como docência.


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