TRILHAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EAD – COMPARTILHANDO DADOS

Adriana Barroso de Azevedo

Resumo


Na promoção da formação docente para atuar na EAD o que se tem observado é uma heterogeneidade de conteúdos e formatos de cursos oferecidos para os docentes que atuarão ou já atuam na EAD. Nesse sentido, há uma ausência de parâmetros de qualidade compartilhados que possam servir como orientadores para quem deseja propor cursos de formação de docentes para aturarem na EAD. Desta forma, a pesquisa aqui apresentada, ‘Formação docente para EAD: fundamentos e ações formativas’ traz os dados coletados sobre os processos formativos realizados em 34 Instituições de Ensino, que oferecem cursos na modalidade a distancia e por isso, capacitam internamente seus docentes para a modalidade. A pesquisa teve a participação de 50 docentes que atuam na modalidade EAD. A partir dos dados que serão apresentados neste texto, buscarei refletir sobre avanços e lacunas dos processos formativos para EAD à luz do que há de mais atual e importante em termos de produção teórica na área.


Texto completo: PDF