ENSINAR E APRENDER NA APRENDIZAGEM MÓVEL: NASCE UM NOVO MODELO PEDAGÓGICO NA REDE NACIONAL DE EAD DO SENAC.

Edwin Giebelen, Elizabeth Batista de Souza

Resumo


A evolução das tecnologias digitais e, principalmente, das tecnologias móveis, tem causado impactos marcantes nas tradicionais maneiras de aprender e ensinar, tais como o aumento da motivação, a colaboração e a mobilidade. Essas tecnologias reestruturam de maneira significativa a consciência e a memória, e, consequentemente, a cognição humana, instaurando, assim, uma nova ordem nas formas tradicionais de compreender e de agir sobre o mundo. Além do mais, o perfil dos sujeitos envolvidos nesta modalidade de ensino-aprendizagem é outro e a interação ocorre agora por essas tecnologias digitais. Consequentemente, a utilização de dispositivos móveis nos processos de ensino e aprendizagem tornou-se uma das áreas de pesquisa em expansão. Uma análise minuciosa, tanto tecnológica, quanto pedagógica se faz necessária para garantir o uso e adoção adequada da modalidade aprendizagem móvel e das tecnologias móveis amplamente acessíveis. Este estudo se refere a uma investigação de natureza conceitual, tendo como principal objetivo identificar os benefícios e possíveis limitações da aprendizagem móvel no intuito de compreender como as pessoas aprendem e como o conhecimento está estruturado nos cursos nesse novo paradigma educacional. Para isso, analisou-se modelos pedagógicos na aprendizagem móvel, baseados  nas dimensões básicas de ensinar e aprender com dispositivos móveis,  presentes na literatura acadêmica e buscou-se identificar dimensões desses modelos à luz das teorias da aprendizagem móvel no modelo pedagógico em construção na Rede Nacional de Educação a Distância do Senac. Os resultados apontam para a existência de fatores críticos de sucesso e possíveis barreiras na utilização de tecnologias móveis e na adoção de aprendizagem móvel.

Palavras-chave: Aprendizagem Móvel, estratégias de aprendizagem, modelo pedagógico.


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