FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TUTORES PARA APOIO AO ENSINO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA CET SÃO PAULO COM UM GRUPO DE EDUCADORES

JOSEFINA KIEFER, Petra Sanchez Sanchez

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de um estudo realizado com a finalidade de avaliar a atividade de tutoria no ensino a distância exercida pelos educadores que compõem o corpo técnico de educação para o trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Após três anos da implantação dos programas de educação a distância da Cia, fez-se necessário avaliar o desempenho dos tutores. O foco deste estudo consistiu em verificar como se estabeleciam os diálogos entre tutores e alunos, e de que forma esta interação expressava o envolvimento do tutor no desempenho da atividade de tutoria. Os dados avaliados foram coletados dos fóruns de discussão de 62 cursos, ministrados entre os meses de julho de 2010 a dezembro 2012, sendo dois cursos por tutor, perfazendo o total de 31 profissionais avaliados no exercício da atividade de tutoria. O estudo apresenta dados que demonstram que apesar das dificuldades iniciais na implantação da educação a distância, incluindo a resistência à metodologia de ensino, na análise foi possível detectar bons resultados com relação à atuação dos tutores, mas também tornou perceptível a necessidade de implantar melhorias quanto ao estimulo ao diálogo mais constante entre tutores-alunos e alunos-alunos.

Palavras-chave: educação a distância; tutoria; educação para o trânsito



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