A IDENTIDADE DO PROFESSOR-TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Jader Campos dos Santos, Anderson Leonardo da Silva Cunha, Júlio Henrique da Silva Pereira

Resumo


O presente trabalho objetivou analisar a identidade do professor-tutor que medeia educação nos diferentes tipos de tutoria, como tutor presencial ou tutor a distância, na Educação a Distância. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa foi realizada com base na leitura e análise de diferentes produções teóricas sobre o tema, visando contribuir para compreensão das atividades desempenhadas por esses atores na construção do conhecimento coletivo, levando-se em conta a interação virtual e presencial. Os sistemas de tutoria são estruturados a partir do pressuposto de que o processo de ensino e aprendizagem, que se desenvolve a distância, depende do acompanhamento sistemático dos alunos em que a comunicação por meio das novas tecnologias de informação contribui para um diálogo efetivo entre os tutores e os estudantes. Dessa forma, concluímos que o professor-tutor tem um papel significativo nesse processo, uma vez que irá contribuir para a formação dos sujeitos que buscam a autonomia necessária ao processo de ensino e aprendizagem no contato presencial e virtual. As discussões presentes na educação a distância apresentam o desafio do professor-tutor ressignificar a sua prática pedagógica diante das novas condições de trabalho e dos diferentes contextos do processo de ensino e aprendizagem na EaD, como um ambiente criativo, colaborativo e cooperativo, que favorece a valorização dos conhecimentos historicamente e socialmente construídos.


Texto completo: PDF